“Os primeiros escravizados foram canários (Guanches), mas eram difíceis de capturar, como os marroquinos, pelos que os Negros da costa africana se revelaram mais fáceis de obter, visto que existiam várias rotas de escravizados controladas por muçulmanos que os vendiam aos Portugueses.
Muitos desses escravizados eram depois revendidos a bom preço para Castela, Aragão, repúblicas italianas, ficando uma parte em Portugal e na Madeira”.
Antes da colonização portuguesa de território na América, quais eram as áreas de obtenção e de destino do comércio de mão de obra humana escravizada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os primeiros escravizados foram canários (Guanches), mas eram difíceis de capturar, como os marroquinos, pelos que os Negros da costa africana se revelaram mais fáceis de obter, visto que existiam várias rotas de escravizados controladas por muçulmanos que os vendiam aos Portugueses. Muitos desses escravizados eram depois revendidos a bom preço para Castela, Aragão, repúblicas italianas, ficando uma parte em Portugal e na Madeira
Explicação:
Resposta:
Na maior parte dos casos os escravos eram obtidos por meio de guerras internas no continente africano. O grupo que perdia a guerra era escravizado e colocado nas rotas de comércio interno dominadas pelos muçulmanos. Estes escravos foram utilizados primeiramente na plantation açucareira das ilhas africanas de Açores, Madeiras e Cabo Verde. Também foram comercializados na Europa nos portos da Espanha, Portugal e Itália.