Os povos bárbaros correspondiam aos povos de origem indo-europeus que habitavam a Europa e a Asia, na época do Império Romano e possuíam diferentes ascendências. Pode-se dizer que os deslocamentos e as migrações destes povos desenvolveram-se ao longo das margens dos rios Reno, Danúbio, Oder e mar Báltico, até romperem os limites de Roma e estabelecerem-se nos territórios do antigo Império. Levando-se em consideração as discussões acerca desse tema, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Alternativas
Os chamados "bárbaros", ao deslocarem-se de suas regiões de origem, foram mesclando-se, formando um todo que resultou na formação da chamada civilização germânica.
Alternativa 2:
A intensa ligação dos povos bárbaros com a religião possibilitou a ampliação do alcance do cristianismo, contribuindo para a consolidação do poder da Igreja Cristã, mesmo após a formação dos primeiros reinos bárbaros.
Alternativa 3:
O uso do termo "bárbaro" pelos romanos, para denominar os povos que ocuparam seu território a partir do século IV, refere-se ao fato de que esses povos não possuíam um modelo de organização que possibilitasse seu desenvolvimento e evolução.
Alternativa 4 correta:
O contato entre os vários povos bárbaros, ao longo dos séculos, possibilitou a assimilação de hábitos, valores e costumes que contribuíram para o estabelecimento das relações entre bárbaros e romanos a partir do século III e, posteriormente, a formação da sociedade medieval.
Alternativa 5:
As relações estabelecidas entre bárbaros e romanos, a partir do século IV, foram pautadas no respeito mútuo das tradições e modelos de organização de ambas as civilizações, o que resultou na manutenção de uma convivência pacífica que perdurou até a formação do Império Carolíngio.
Explicação:
Os povos bárbaros e romanos ao mesmo tempo que tinham conflitos também houve a influência de ambos. E essa mescla é uma das bases da sociedade medieval
Resposta:
4
Explicação: está na pág. 23 do livro didático Historia Medieval