Os povos árabes tiveram domínio sobre o maior e o mais duradouro império da história até serem derrotados militar- mente pelos mongóis no século XIII. Desde então, seu destino foi comandado por estranhos. Foram dominados pelos oto- manos, depois pelas potências europeias, em especial Ingla- terra e França, e, com o fim do colonialismo no pós-guerra, pelos Estados Unidos ou pela União Soviética. O poder de con- vencimento dos clérigos radicais se deve à pregação atual de que só o islamismo pode unir todos os árabes e devolver-lhes poder e grandeza. 0 e (TEIXEIRA, 2011, p. 66).
Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre o estado atual dos países árabes , indique dois motivos que, na atua- lidade, dificultam uma provável recomposição do antigo império árabe-muçulmano.
Soluções para a tarefa
• Atuação histórica do imperialismo colonial que desde o sec. XIX dominou a área aprofundando a pobreza: ingleses, italianos, franceses.
• Demarcação de fronteiras artificiais em territórios de ocupação étnica, fazendo conviver etnias inconciliáveis dentro de um mesmo espaço.
• Instabilidade política decorrente da peculiaridade das diferenças étnicas.
• Conflitos religiosos: expansão agressiva do islã X resistência dos cultos tradicionais X presença de grupos cristãos (católicos e protestantes).
• Interesses econômicos das potências capitalistas, sobretudo nas bacias petrolíferas.
• Presença de grupos radicais islâmicos, inclusive no controle político de alguns países.
Explicação:
As trajetórias históricas desses países geraram diferenças que impedem a recomposição do antigo Império Árabe Mulçumano. Para resolver a questão, podemos escolher entre alguns assuntos como as diferenças religiosas entre sunitas e xiitas.
As diferenças econômicas se referem aos países exportadores de petróleo e os dependentes das relações neocoloniais. Temos ainda as diferenças políticas (repúblicas, ditaduras e monarquias autoritárias) e diferenças étnicas que geram conflitos (no norte da África ocorrem os conflitos entre as etnias de origem árabe e origem berbere).
Império Árabe Mulçumano
- Dominou parte do continente asiático, Norte da África e Península Ibérica;
- Séculos VII e XIII;
- Expansão do islamismo;
- Controle de rotas comerciais importantes;
- Controle do Mar Mediterrâneo;
- Os califas tinham poder militar, político e o poder religioso.
- Divergências ideológicas e guerras civis no século XV levaram à fragmentação do Império.
O Imperialismo do século XIX desestabilizou a ordem política, levou à conflitos e divergências étnicas e a criação das novas nações artificiais que são focos de instabilidade política.
Leia mais sobre o Islamismo: https://brainly.com.br/tarefa/15286161
#SPJ2