História, perguntado por galinhamortal3390, 9 meses atrás

os portugueses comercializavam escravizados no continente africano. Como isso era possível?

Soluções para a tarefa

Respondido por anajuliaferreira8
3

Resposta:

No decorrer do século XV, os europeus, no intuito de expandir suas atividades comerciais, exploraram a costa africana. Com a colonização da América, necessitavam de mão de obra para trabalhar nas terras conquistadas no “Novo Mundo”.

Diante dessa nova realidade, os europeus passaram a praticar o lucrativo *tráfico negreiro*

Tráfico negreiro é o nome que se dá ao sequestro de negros africanos, durante o período colonial, na condição de escravos, para as Américas e outras colônias europeias. Ao trazer africanos para o Brasil, no século 16, o objetivo dos portugueses era suprir o problema da mão-de-obra.

Respondido por isidorio
2

Durante muito tempo os portugueses aproveitaram de disputas tribais para estabelecerem acordos com um determinado grupo nativo que fornecia os prisioneiros de guerra para serem escravizados. Ou seja, havia um acordo comercial entre os portugueses e alguns povos nativos para o comércio de escravizados, o que só veio a mudar com o avanço do comércio transatlântico.   Os portugueses criaram diversos fortes e feitorias no litoral atlântico africano o que permitiu que eles pudessem negociar, amigavelmente, com os povos locais diversas mercadorias, dentre elas pessoas.

Fonte: Comércio de escravos na África, Brasil Escola; Tráfico de escravos - Mercadoria humana atravessa o Atlântico, Educação UOL.

Perguntas interessantes