Os poetas do nosso Romantismo atestam diferentes estações do nosso nacionalismo e das ideias, dominantes ou libertárias, que vicejaram ao longo do século XIX. Há em Gonçalves Dias uma exaltação do índio, que não hesitou em dotar de algumas virtudes aristocráticas caprichosamente combinadas com as da vida natural; há em Castro Alves o voo de condor para ideais humanistas, em combate aos horrores da escravidão. Mesmo o lirismo intimista de um Álvares de Azevedo não deixa de ecoar algo dos mestres europeus que, como Byron ou Victor Hugo, ampliam os contornos da vida subjetiva para que ela venha a ocupar o centro de um palco público, interpretando sentimentos e aspirações da época.(DOMIGUES, Alaor, inédito) O combate aos horrores da escravidão foi uma causa encampada por alguns grupos durante o Império. Dentre as ações que objetivaram esse combate, pode-se mencionar a :
A)pressão exercida pela Igreja Católica a fim de que o governo reconhecesse o direito de escravos fugidos se organizarem e viverem em quilombos, quando ficassem comprovados os maus tratos sofridos por essa população.
B)decretação, pelo governo brasileiro, da lei Eusébio de Queiroz, que proibiu a importação de escravos e determinou o fim imediato desse tipo de exploração de mão de obra em território nacional.
C)promulgação da Lei Saraiva, que, após a Abolição, ampliou o direito ao voto a ex-escravos, buscando reparar a injustiça social causada pelo legado de décadas de escravidão.
D)atuação de jornalistas e intelectuais maçons, como Luis Gama, Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, ao fundarem jornais e associações por meio dos quais defendiam a causa abolicionista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
pressão exercida pela Igreja Católica a fim de que o governo reconhecesse o direito de escravos fugidos se organizarem e viverem em quilombos, quando ficassem comprovados os maus tratos sofridos por essa população. Resposta certa ( A )
luisolavo2398:
igreja Católica contra a escravidão n faz sentido
Respondido por
0
Resposta:
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás