Os poetas do modernismo, sobretudo em sua primeira fase, procuraram incorporar a oralidade ao fazer poético, como parte de seu projeto de configuração de uma identidade linguística e nacional. No poema de mário de andrade esse projeto revela-se, pois: o poema capta uma cena do cotidiano — o caminhar de duas costureirinhas pela rua das palmeiras — mas o andamento dos versos é truncado, o que faz com que o evento perca a naturalidade.
Soluções para a tarefa
Considerando o poema de Mário de Andrade, temos que o projeto revela-se, pois: B) a sensibilidade do eu poético parece captar o movimento dançante das costureirinhas — depressinha — que, em última instância, representam um Brasil de “todas as cores”.
No poema de Mário de Andrade o projeto de configuração da identidade linguística e nacional revela-se, pois a sensibilidade do eu poético aborda a movimentação realizada pela dança apresentado pelas costureirinhas (depressinha), que demonstram uma expressão de um país de “todas as cores”.
Desde o começo do poema, Mário de Andrade adota o contexto da brasilidade e da identidade linguística e nacional ao denominar as costureiras pelo diminutivo, demonstrando carinho.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
No poema de Mário de Andrade o projeto de configuração de uma identidade linguística e nacional revela-se, pois a sensibilidade do eu poético parece captar o movimento dançante das costureirinhas — depressinha — que, em última instância, representam um Brasil de “todas as cores”.