Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados.
a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A Sérvia, reino independente de origem eslava, pretendia constituir um grande Estado eslavo na região dos Bálcãs. Com o propósito de construir a Grande Sérvia, apoiados no pan-eslavismo russo, os sérvios iniciam as lutas nacionais pela independência dos demais povos eslavos que se encontravam sob o domínio do império Austro-Húngaro. Temendo a desestabilização de seu controle nos Bálcãs, a Áustria-Hungria passou a considerar a Sérvia como sua inimiga potencial, preparando-se para um eventual confronto bélico.
O pan-eslavismo foi um movimento que buscava unificar todos os povos eslavos da Europa.
Os eslavos são um povo de origem indo europeia que ocuparam inicialmente o território europeu, em sua região central.
Os povos tchecos, sérvios, russos, polacos, bielo-russos, croatas, búlgaros, eslovenos, ucranianos, macedônios, eslovacos e os lusácios são descendentes dos eslavos.
A relação existente entre o pan-eslavismo e o ataque austro-húngaro à Sérvia referia-se ao intento nacionalista sérvio de implementar de constituir um estado eslavo na região dos Balcãs, o que originou alguns conflitos em regiões que se encontravam sobre o domínio austro-húngaro.
Tal dissenso culminou no assassinato do arquiduque Franz Ferdinand da Áustria e posterior invasão da Sérvia pelos austro-húngaros.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/27397266