Biologia, perguntado por crisoliveira86otf88k, 1 ano atrás

os peixes podem ser classificados em argnatos cartilaginoso e ósseo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por izaquiel93
5

Resposta:

Podem ser classificados em três grupos principais: ágnatos (agnatha), os ósseos (osteíctes) e os cartilaginosos (condrictes). Os ágnatos caracterizam-se por não possuírem mandíbula e apresentarem uma boca circular. Além disso, apresentam esqueleto cartilaginoso e notocorda que perdura por toda a vida. Atualmente só são encontrados dois grupos desses animais: as lampreias e as feiticeiras.

Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica. Esses dois grupos diferem-se entre si principalmente pela presença de esqueleto ósseo nos osteíctes e esqueleto cartilaginoso nos condrictes. Como exemplo de peixes cartilaginosos, podemos citar os tubarões e raias; como representantes dos osteíctes, podemos citar o salmão e o peixe-palhaço.

Explicação:


093991129003: Podemos classificar os peixes em dois grandes grupos bastante diferentes entre si: os condrictes (peixes cartilaginosos) e os osteíctes (peixes ósseos). Apesar de algumas diferenças gritantes, é comum fazermos confusões ao diferenciar os dois grupos. A seguir destacaremos as principais diferenças entre um peixe cartilaginoso e um peixe ósseo. Vale destacar que podemos encontrar alguns representantes que fogem às regras abaixo.
Perguntas interessantes