Pedagogia, perguntado por simoninhagabisinha, 10 meses atrás

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, no caderno específico sobre meio ambiente e saúde, atentam para a necessidade de uma formação docente permanente e contínua, visto a educação ambiental ser um campo novo na cultura escolar. A necessidade de um processo de formação/informação deve ser priorizada, buscando sempre um aprofundamento dos conhecimentos em relação à temática ambiental. Neste contexto, leia as afirmações a seguir, marque F para as falsas e V para as alternativas verdadeiras sobre a formação dos profissionais para atuarem na educação ambiental:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
15

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, para que os professores possam atuar na educação ambiental eles precisam ter um amplo conhecimento sobre os conceitos da área.

Além disso, os profissionais docentes necessitam abordar os conceitos sobre meio ambiente e saúde de acordo com a faixa etária dos alunos, respeitando o nível do público.

Os professores precisam falar sobre a temática levando em conta a realidade dos alunos. O professor deve promover o pensamento crítico para os estudantes.

Abraços!

Respondido por sheilaguimaraes163
0

Resposta:( ) Os currículos dos cursos de licenciatura das faculdades e universidades e os cursos de formação não têm garantido o preparo efetivo para o exercício adequado das atividades profissionais na área ambiental.

( )É relevante que a formação de profissionais para atuar com a educação ambiental assegure o conhecimento dos conteúdos específicos da temática.

( ) Os currículos dos cursos de licenciatura das faculdades e universidades e os cursos de formação capacitam o indivíduo para atuar em projetos ambientais ou para elaborar propostas diferenciadas para o trabalho em sala de aula.

( )Os programas de capacitação devem, além da fundamentação com conhecimentos teóricos, conceitos complexos e debates éticos, permitir a discussão e buscar a assimilação de diferentes metodologias práticas, que permitam a participação efetiva do indivíduo como agente transformador.

( ) A crescente necessidade da formação de um número maior de educadores ambientais decorre do desenvolvimento de uma consciência sobre os problemas ambientais enfrentados pela Terra, e do importante papel do espaço escolar na busca de soluções que venham a contribuir para o avanço neste campo.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V-V-F-V-V.

Explicação:

Os currículos dos cursos de licenciatura das faculdades e universidades, e os cursos de formação, têm um modelo convencional, teórico e priorizam à docência. Não capacitam o indivíduo para atuar em projetos ambientais ou para elaborar propostas diferenciadas para o trabalho em sala de aula. Sendo assim, somente a terceira afirmativa é falsa. É relevante que a formação de profissionais para atuar com a educação ambiental assegure o conhecimento dos conteúdos específicos da temática. Os programas de capacitação devem, além da fundamentação com conhecimentos teóricos, conceitos complexos e debates éticos, permitir a discussão e buscar a assimilação de diferentes metodologias práticas, que permitam a participação efetiva do indivíduo como agente transformador. A crescente necessidade da formação de um número maior de educadores ambientais decorre do desenvolvimento de uma consciência sobre os problemas ambientais enfrentados pela Terra, e do importante papel do espaço escolar na busca de soluções que venham a contribuir para o avanço neste campo. Cap 04.

Perguntas interessantes