Os países da Ásia que conseguiram sua independência de forma violenta
Soluções para a tarefa
Em 1947, os ingleses reconheceram a independência indiana, que levou — em função das rivalidades religiosas — à formação da União Indiana, governada por Nerhu, do Partido do Congresso, com maioria hinduísta, e do Paquistão (Ocidental e Oriental), governado por Ali Jinnah, da Liga Muçulmana, com maioria islamita. O Ceilão também se tornava independente, passando a ilha a se denominar Sri-Lanka, com maioria budista.
A independência da Índia resultava de um longo processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, o que levou, em 1949, ao assassinato de Gandhi.
O Paquistão Oriental, em 1971, sob liderança da Liga Auami, separa-se do Paquistão Ocidental, constituindo a República de Bangladesh.
Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos. Na parte estratégica , temendo uma invasão francesa ou espanhola em seu território