Artes, perguntado por celi261320, 4 meses atrás

Os padres jesuítas tinham sólida formação cultural e estavam dispostos a todo e qualquer sacrifício para defender os princípios cristãos. A Companhia nasceu para disseminar informações católicas por todas as regiões do mundo, principalmente aquelas mais distantes. Nossa história de educação formal, como conhecemos atualmente, apresentada pelas instituições escolares, se dá no período da colonização do país pelos portugueses e/ou com a chegada da Companhia de Jesus, uma grande ordem religiosa da Igreja Católica. A Companhia foi formada por padres que seguiam uma rígida disciplina militar, com a principal missão de combater os infiéis e a Reforma Protestante de Martinho Lutero. A criação da Companhia de Jesus (em 1539) foi fruto do amplo movimento que gerou profundas transformações na Igreja Católica no início do século XVI, resultado, de um lado, dos contínuos esforços de rejuvenescimento e de reorganização a que historicamente esteve submetida; de outro, como consequência das imensas pressões exercidas pela Reforma Protestante, no bojo de mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que atravessavam a Europa.
Disserte sobre os pressupostos didáticos do ensino jesuítico no Brasil.

FONTE: . Acesso em: 5 nov. 2018.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaronita441
0

Resposta:

Nossa história de educação formal, como conhecemos atualmente, apresentada pelas instituições escolares, se dá no período da colonização do país pelos portugueses e/ou com a chegada da Companhia de Jesus, uma grande ordem religiosa da Igreja Católica. A Companhia foi formada por padres que seguiam uma rígida disciplina militar, com a principal missão de combater os infiéis e a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Nas palavras de Paiva e Puentes 

Respondido por danillo551
0

Resposta:

Explicação:

A pedagogia Jesuíta no Brasil se baseava em sua Ratio Studiorum que se tratava de um plano didático que se originou com eles na Europa e se espalhou pelo mundo. Nela, os pressupostos didáticos davam foco a instrumentos e regras metodológicas que compreendiam o “estudo privado” cerne de todo o processo, no qual o professor prescrevia o método de estudo, o conteúdo e o horário. As aulas eram preparadas com base num método que consistia na verificação do conteúdo anterior, correção, repetição, explicação, interrogação e ditado. Elas se davam de forma expositiva e os alunos aprendiam a lição por meio da repetição daquilo que o mestre dizia.

Perguntas interessantes