Saúde, perguntado por renatafreitas42, 3 meses atrás

Os objetivos da farmacoterapia antiparkinsoniana são controlar os sintomas, manter a capacidade funcional do paciente nas atividades do dia a dia e minimizar os efeitos adversos dos medicamentos. Os fármacos usados na doença de Parkinson apresentam inúmeros efeitos adversos e interações medicamentosas, requerindo monitorização cuidadosa. Qual das alternativas adiante corresponde ao efeito adverso limitante mais comum em pacientes usuários de levodopa?
A. Anorexia.
B. Coloração marrom da saliva e urina.
C. Náuseas e êmese.
D. Hipotensão ortostática.
E. Discinesia.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lufe63
0

Resposta:

Todas as alternativas apresentadas contemplam efeitos adversos do uso do medicamento levodopa. Contudo, a alternativa C, que se refere a náuseas e vômitos, parece-nos a que contém os efeitos colaterais mais comuns.

Explicação:

A monitorização dos efeitos adversos deve ser feita com questionamento clínico, para os pacientes em uso de medicamentos, de uma forma geral. Em caso de aparecimentos de efeitos adversos significativos, que comprometam a qualidade de vida dos pacientes, obrigatoriamente deve ser feito ajuste de dose, interrupção do tratamento ou troca de medicamento.

Os efeitos adversos mais comuns com o uso de levodopa, a curto prazo, são náuseas, vômitos, anorexia, sonolência, hipotensão postural, insônia, agitação. A longo prazo, ocorrem as flutuações motoras e discinesias.

Como podemos observar, todas as alternativas apresentadas contemplam efeitos adversos do uso do medicamento levodopa. Contudo, a alternativa C, que se refere a náuseas e vômitos, parece-nos a que contém os efeitos colaterais mais comuns.

Perguntas interessantes