os números referente às pessoas reclusas em penitenciárias, vítimas de homicídios, analfabetos e recebendo menores salários são sempre maiores para os negros do que para outras etnias. em sua opinião, o que leva a isso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As prisões dos negros acontecem em razão das condições sociais, não apenas das condições de pobreza, mas das dificuldades de acesso aos direitos e a vivência em territórios de vulnerabilidade, que fazem com que essas pessoas sejam mais cooptadas pelas organizações criminosas e o mundo do crime. Mas essas pessoas também são tratadas diferencialmente dentro do sistema de justiça. Réus negros sempre dependem mais de órgãos como a Defensoria Pública, sempre têm números muito menores de testemunhas. Já os brancos não dependem tanto da Defensoria, conseguem apresentar mais advogados, têm mais testemunhas. É um tratamento diferencial no sistema de justiça. Os réus negros têm muito menos condições que os réus brancos", diz.
Inicialmente o que leva os números referente às pessoas reclusas em penitenciárias, vítimas de homicídios, analfabetos e recebendo menores salários serem sempre maiores para os negros do que para outras etnias, é o fato da existência do racismo estrutural.
O Poder Judiciário por diversas vezes condena negros e pobres, em situações que não condenariam os brancos ricos.
Da mesma forma, pessoas pretas têm mais dificuldade de se alfabetizarem em decorrência da desigualdade social, muitas crianças negras vivem em condições econômicas muito difíceis, o que corrobora a necessidade de começar o trabalho cada vez mais cedo e deixar a escola de lado.
Por fim, em que pese a sociedade ser estruturalmente racista e segregadora, é necessário que o Estado e a própria comunidade passe a adotar uma postura diferente no combate às diferenças social, racial, econômica, procurando diminuir essas desigualdades. Frisando, por fim, que a prática de racismo é criminosa.
Aprenda mais sobre o racismo estrutural em:
https://brainly.com.br/tarefa/22792593