Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas. Para que o impulso inicie-se, é necessário que a membrana esteja em potencial de repouso. Esse potencial é mantido quando a membrana do neurônio
Soluções para a tarefa
O potencial na célula neuronal é mantido através do bombeamento do Na⁺ para o meio externo e transferindo íons K⁺ para o meio interno.
- Alternativa Correta: Letra A
Neurônios - Potencial de uma célula neuronal
O impulso nervoso nada mais é do que o resultado da mudança do potencial de membrana que acontece na célula neuronal, para isso acontecer, é necessário a troca iônica entre o íons presentes na porção intracelular e extracelular, gerando assim uma diferença de potencial entre essas duas regiões.
A partir daí, podemos determinar que o potencial de repouso é determinado pelo gradiente de concentração iônico na célula neuronal. Na maioria dos neurônios o Na⁺ está presente no em maior quantidade no meio externo (extracelular), enquanto o K⁺ apresenta maior quantidade no meio interno (intracelular). Para a despolarização acontecer, esses íons devem migrar através de seus respectivos canais iônicos, alterando assim, o potencial de ação de um neurônio.
Questão Completa
Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas. Para que o impulso se inicie, é necessário que a membrana esteja em potencial de repouso. Esse potencial é mantido quando a membrana do neurônio:
- a) está bombeando Na+ para o meio externo e transferindo íons K+ para o meio interno.
- b) está bombeando K+ para o meio externo e transferindo íons Na+ para o meio interno.
- c) está bombeando K+ e Na+ para o meio externo.
- d) está bombeando K+ e Na + para o meio interno.
- e) não está bombeando íons.
Para aprender mais sobre neurônios, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/53053741
#SPJ4
Resposta: letra A
Explicação: a) está bombeando Na+ para o meio externo e transferindo íons K+ para o meio interno.