Os nefelibatas, alcunha também atribuída aos escritores simbolistas, foram assim denominados por serem entendidos como escritores que vivem nas nuvens, em outro mundo, carregando um mundo místico, subjetivo e pessoal para a poesia.
A respeito do Simbolismo, analise as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Algumas das características simbolistas são: nostalgia, subjetivismo, musicalidade e transcendentalismo.
II. Algumas das características simbolistas são: objetividade, musicalidade, racionalismo, visão crítica da sociedade e misticismo.
III. O Simbolismo em Portugal surge com a publicação da revista Oaristos, de Eugênio de Castro, sendo o movimento que antecede o Modernismo português.
IV. Os Simbolistas receberam, pejorativamente, o nome de poetas decadentes por retratarem com exaustão a subjetividade, o individualismo e se absterem do reflexo da realidade em suas obras.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F.
Alternativa 2:
V, F, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Alternativa 4:
F, V, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Alternativa 3:
V, F, V, V.
I. Verdadeiro - As principais características dos poetas simbolistas eram: nostalgia, subjetivismo, musicalidade e transcendentalismo.
Como o enunciado mesmo diz, eles viviam nas nuvens, em outro mundo, carregando um mundo místico, subjetivo e pessoal para a poesia.
II. Falso - Objetividade, racionalismo e visão crítica da sociedade não eram características dos simbolistas.
III. Verdadeiro - A publicação da obra "Oaristos" (1890) é o marco do simbolismo em Portugal, sendo sucedido pelo movimento modernista.
IV. Verdadeiro - Os Simbolistas receberam, pejorativamente, o nome de poetas decadentes, pois estavam mais preocupados com a vida interior, com o espírito, com o individualismo, e tinham uma visão pessimista das coisas. Também não retratavam a realidade.
Resposta:
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Explicação: