Os movimentos migratórios são os fenômenos que explicam a transição de um lugar para o outro.Esse tipo de migração acontece quando os povos são obrigados a abandonar seus países devido a guerras,fome, extermínio e outros: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que são movimentos migratórios
Em geografia, aprendemos que os movimentos migratórios são os fenômenos que explicam a transição de grupos de pessoas de um lugar para outro. Essa dinâmica favorece a ampliação de diferentes culturas, enriquecendo o aprendizado de ambas as partes: ao povo que está chegando e aos que estão recebendo os novos moradores.
No entanto, nem sempre esse processo é feito de forma agradável e pacífica. Existem os motivos das migrações, as quais ocorrem de duas formas: forçada e espontânea. Veja um pouco mais sobre isso!
Os motivos das migrações : forçadas e espontâneas
Deve-se ter em mente que na maioria das vezes esses processos ocorrem devido aos problemas locais, como escassez de recursos. No entanto, nem sempre no decorrer da história os motivos foram os mesmos.
As migrações forçadas nos remetem provavelmente aos imigrantes que estão tendo destaque nas diversas mídias: os povos que tiveram que abandonar seus países devido à guerra, fome, extermínio e outros. Muitos imigrantes na atualidade buscam melhoria de vida nos países de destino. Dessa forma é possível afirmar que a população de países mais pobres é que busca a imigração.
No entanto, vale destacar outros tipos de migração dentro do próprio país — como os que se deslocam devido às catástrofes da natureza, pelas próprias autoridades para construção de rodovias, entre outros.
Já nas migrações espontâneas, os indivíduos planejam, desejam sair de um determinado lugar para outro por motivos pessoais, como insatisfação política, econômica ou religiosa.
Os tipos de movimentos migratórios
Existem também diferentes tipos de movimentos migratórios. Entre eles destacam-se os internacionais e internos.
Migrações internacionais
As migrações internacionais dizem respeito aos deslocamentos de pessoas para outros países. Esses indivíduos recebem o termo de imigrantes. Já para o país que está recebendo esse povo, o nome dado é emigrante.
Migrações internas
Nas migrações internas, há o deslocamento de pessoas dentro da mesma região ou país. Veja alguns dos termos mais usuais!
Êxodo rural
É o acontecimento social idealizado por famílias que saem da área rural para os grandes centros urbanos. Os objetivos são de melhoria de vida, pelo fato de trabalho e sobrevivência no campo estarem prejudicados. Vale lembrar que para ser considerado um êxodo rural é necessário que um grande número de indivíduos façam essa mudança de local.
Êxodo urbano
Por outro lado, temos o grupo de pessoas que fazem o caminho ao contrário: se deslocam do meio urbano e passam a viver e trabalhar no campo. Muitas das vezes, os motivos são explicados principalmente por garantir tranquilidade, mais segurança entre outros.
Migrações pendulares
Além dos tipos de migrações mencionados, existem também os pendulares. Esses fenômenos são exemplificados por estudantes e trabalhadores de cidades pequenas que precisam ir todos os dias aos grandes centros para estudar ou trabalhar. Os motivos são explicados pela falta de condições de serviços e infraestrutura suficientes para a população local.
Transumância
Conhecido no Brasil como o termo de invernada, é a migração de rebanhos guiada pelos seus proprietários. Quando em uma área ocorre alagamento, há então a transferência dos animais para locais adequados até que tudo volte ao normal.
Explicação:
leia tudo que você entender, sei que é meio extensao mas é a resposta