Os movimentos divergentes existentes ao longo da Dorsal Mesoatlântica foram um dos fatores responsáveis pela separação do supercontinente Pangeia. Marque a alternativa correta sobre esse fenômeno.
(A)
Nesses movimentos, as placas tectônicas encontram-se e chocam-se, exercendo grande pressão e força umas sobre as outras.
(B)
Nos movimentos divergentes, as placas tectônicas se afastam e os espaços criados são preenchidos com material magmático, que resfria e se solidifica, formando um novo fundo oceânico.
(C)
As placas se movimentam na mesma direção.
(D)
Durante a movimentação, a placa formada por material mais denso mergulha em áreas mais profundas e se funde com o magma.
(E)
Os movimentos divergentes fizeram com que a América do Norte se originasse da Gondwana e a América do Sul, da Laurásia.
rodrigokiwamura:
É uma pergunta da minha apostila de 8 ano
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Está correta a alternativa (B) Nos movimentos divergentes, as placas tectônicas se afastam e os espaços criados são preenchidos com material magmático, que resfria e se solidifica, formando um novo fundo oceânico.
A dorsal mesoatlântica foi formada pelo afastamento das placas tectônicas Norteamericana e Euroasiática, no hemistério norte, e das placas Africana e Sul-Americana, onde fica o Brasil.
Conforme as placas se afastam, alguns centímetros por ano, é formada uma fenda tectônica no fundo do oceano, que permite a passagem de magma. Como esse material é lançado em um grande volume de água, resfria em velocidade relativamente alta, se tornando rocha sólida, que passa a compor o relevo oceânico.
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás