Os morfemas são responsáveis pela estruturação das palavras e podem ser subdivididos em lexicais e gramaticais. Sobre eles, leia e analise as alternativas a seguir e, por fim, assinale a que apresenta informações corretas sobre um dos dois tipos. Alternativas Alternativa 1: Os morfemas lexicais podem constituir o núcleo de significação de uma palavra. Alternativa 2: Os morfemas lexicais estabelecem relações entre os vocábulos no interior das orações. Alternativa 3: Os morfemas lexicais indicam simples classificações formais, como as vogais temáticas dos verbos. Alternativa 4: Os morfemas gramaticais não podem ser utilizados para expressar funções gramaticais, como nas palavras banco/banca. Alternativa 5: Os morfemas gramaticais relacionam-se à expressão da realidade biossocial por meio das palavras e constituem o núcleo de significação de uma palavra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Alternativa 1: Os morfemas lexicais podem constituir o núcleo de significação de uma palavra.
Os morfemas tem a finalidade de estruturar as palavras e se dividem em lexicais e gramaticais. Compreendem a menor unidade de significação que pode formar uma palavra e sua classificação é conforme a desinência, raiz, radical, afixo, tema e vogal temática.
Os morfemas lexicais são responsáveis por estabelecer as relações entre os vocábulos no interior das orações. Os morfemas gramaticais são os que apresentam um significado interno em relação à sua estrutura.
Bons estudos!
Respondido por
5
Resposta: Alternativa 1
Explicação: A resposta esta na página 57 do livro.
Morfemas lexicais são portadores da significação básica dos vocábulos. Esta contida na raiz do vocábulo.
Perguntas interessantes