Os métodos analítico e sintético concordam no ensino da escrita. O ensino deve partir:
Soluções para a tarefa
A partir do nosso conhecimento sobre os métodos analítico e sintético é possível determinar como verdadeira o que se diz na letra D.
Teorias e métodos de alfabetização
Ao longo do tempo os métodos de ensino foram sofrendo alterações. Pense como foi a educação de seus avós e como ocorre a sua, na atualidade.
Isso se deu ao fato de que estudos foram sendo feitos e aprimorados no sentido de tornar a aprendizagem algo mais leve, ajustável e centrado no aluno, não mais no professor.
Ainda que tenhamos passado por mudanças, quando pensamos em alfabetização, nos deparamos com muitos desafios e, um deles é como decidir qual método funciona melhor.
As duas principais linhas são:
- Sintético: mais simples e básico. Aqui a escrita e leitura, se utilizam dos elementos gráficos. As letras são apresentadas visualmente e incentivadas à memorização por meios de repetição escrita com diferentes exercícios visuais e psicomotores. Aos poucos vão ensinando aos alunos a juntar as letras formando sílabas, palavras e por fim, frase.
Por isso dizemos que este modelo de ensino se divide em em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico.
- Analítico: aqui o processo ocorre ao contrário. Apresenta-se ao aluno os elementos completos, contos ou palavras, e a partir da leitura, fazemos o reconhecimento das unidades para só então desmembrá-las em sílabas e letras.
Neste método percebemos três subdivisões:
Palavração: aqui são apresentadas as palavras e o reconhecimento dos sons. O aluno então é convocado a experimentar como se desmembra a palavra em questão. Sugerindo letras a partir do reconhecimento dos sons.
Sentenciação: Mesmo exercício de cima é sugerido aqui mas ao invés de palavras simples, trabalhadas individualmente, são apresentadas frases completas.
Global: Também conhecido como método dos contos, apresenta primeiro estruturas de textos com começo, meio e fim.
Podemos então perceber que as semelhanças entre os métodos estão na repetição de palavras e sons, memorização e reconhecimento visual e auditivo.
Alternativas:
a) Do contato com rótulos, embalagens e cartazes.
b) Do trabalho com gêneros textuais diversos.
c) Da construção pelo próprio aluno, quando estiver pronto para expressar.
d) Do ditado, caligrafia e cópia.
e) Da interação com livros de histórias.
Aprenda mais sobre alfabetização aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51226264
#SPJ4