Os meniscos são essenciais para a biomecânica normal da articulação do joelho, agindo como lubrificantes, estabilizadores, amortecedores e distribuidores de carga dentro da articulação. As fibras de colágeno de tecido dissipam as forças de compressão na articulação, reduzindo assim a força direta sobre a cartilagem articular. A maior parte das lesões meniscais no esporte é causada por entorse do joelho. Exemplos clássicos são o lutador de jiu-jítsu que acaba jogando muito torque no joelho em flexão máxima durante a passagem de guarda, ou uma bailarina que acaba se desequilibrando durante uma aterrissagem. Na corrida, no entanto, as lesões meniscais estão ligadas ao trauma de repetição. Em outras palavras, de tanto ser utilizado na dissipação de energia cinética, o nosso “amortecedor” acaba se lesionando. Estatisticamente, a maior parte dos corredores que desenvolve a lesão têm acima dos 40 anos. Assim, considerando o texto acima apresentado e as particularidades das principais articulações do corpo, avalie as afirmações a seguir: I. Quanto mais rígida e imóvel é a articulação, mais eixos passam por ela. II. As articulações dos tórax estão adaptadas, não a descarga de peso, mas sim aos movimentos respiratórios. III. As articulações triaxiais são mais móveis do que as monoaxiais. São exemplos de articulações triaxiais as articulações do quadril e do ombro. IV. Os efeitos do envelhecimento articular não podem ser minimizados pela prática de exercícios físicos, alimentação e ingestão hídrica adequada. V. A presença de discos e meniscos na articulação do joelho e na articulação temporomandibular, por exemplo, deve-se ao fato destas articulações receberem descarga de peso e serem utilizadas abundantemente em toda a vida. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Considerando o texto apresentado e as particularidades das principais articulações do corpo, as afirmações a seguir são:
I. Falso: Quanto mais rígida e imóvel é a articulação, menos eixos passam por ela. São constituídos por duas extremidades ósseas mais um tipo de tecido que une esses elementos e que mantém a rigidez entre as partes ósseas. É encontrado no crânio e ossos longos em crescimento.
II. Verdadeira: As articulações dos tórax estão adaptadas, não a descarga de peso, mas sim aos movimentos respiratórios.
III. Verdadeira: As articulações triaxiais são mais móveis do que as monoaxiais, porque a triaxial faz movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade), enquanto que a monoaxial somente em torno de um eixo (1 grau de liberdade). São exemplos de articulações triaxiais as articulações do quadril e do ombro.
IV. Falso: Os efeitos do envelhecimento articular sim podem ser minimizados pela prática de exercícios físicos, alimentação e ingestão hídrica adequada.
V. Verdadeira: Os discos e meniscos na articulação do joelho e na articulação temporomandibular, por exemplo, deve-se ao fato destas articulações receberem descarga de peso e serem utilizadas abundantemente em toda a vida.