Os mapas apresentados são indicativos de um grave problema presente, ainda nos dias de hoje, na realidade do povo brasileiro: a desigualdade étnico-racial que agrava as desigualdades socioterritoriais. Baseando-se nos indicativos de taxa de mortalidade infantil apresentados nos mapas, indique, justificando as suas respostas:
a) a região político-administrativa brasileira onde os indicativos de igualdade étnico-raciais devem ser mais equilibrados.
b) dois estados da região político-administrativa Nordeste onde as disparidades das taxas de mortalidade entre negros e brancos tendem a ser maior.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A região Sul. Pelos índices mostrados nos cartogramas apresentados, a taxa de mortalidade de criançasnegras e brancas é a mesma (entre 16,00 e 27,00 mortes em mil), o que pode indicar uma menor desigualdade entre os dois grupos étnico-raciais nessa região do que em outras.
b) Nos estados do Rio Grande do Norte e de Alagoas. Nesses estados, a diferença entre as taxas de mortalidade de crianças brancas e negras é expressiva. Entre as crianças brancas, a taxa atinge a faixa entre 27,01 e 38,01 mortes por mil; já entre as crianças negras, a taxa sobe e atinge, nos dois estados, a faixa que fica entre 49,03 e 60,00 mortes a cada mil crianças, o que pode caracterizar uma desigualdade expressiva entre esses grupos étnico-raciais.
Explicação: