Os mais antigos testemunhos escritos encontrados são provenientes da região da Mesopotâmia (atual Iraque), feitos 3300 anos antes de Cristo. Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, a “caneta” daquele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica. Com ela, não era preciso ser um grande desenhista para compor todos os caracteres.
Não muito longe dali, e pouco depois, os egípcios criaram os hieróglifos, a escrita das pirâmides. Nos seus primeiros tempos, a escrita no Egito era reservada a uma classe de especialistas, os escribas. Eles ocupavam uma posição de destaque, passavam por um processo de formação e eram o elo entre o faraó, outros funcionários do governo, os sacerdotes e o povo. Até a Idade Média, quando foi criada a imprensa, em 1450, as pessoas comuns ainda não aprendiam a ler e a escrever. A ideia de que todas as crianças devem aprender a ler e a escrever só foi difundida no século XIX.
BATALHA, Elisama. O abecê da escrita. Disponível em: www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7.
Acesso em: 7 fev. 2019.
A frase adequada para indicar as ideias principais do texto é:
A
Os primeiros sistemas de escrita inventados e seu desenvolvimento
B
O modo de viver dos povos antigos e sua organização social
C
A origem da escrita e suas consequências para a sociedade atual
D
O primeiro povo a desenvolver a escrita e a época em que ela surgiu
URGENTE TESTE DE PH
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
vai no D de deus
pq Deus é toda né vey
Perguntas interessantes