ENEM, perguntado por DosSantos3071, 1 ano atrás

Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional. FLEURY, P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado). No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a A isenção de impostos de transportes. B construção de terminais atracadouros. C diversificação dos parceiros comerciais. D contratação de trabalhadores portuários. E intensificação do policiamento das rodovias.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
132
Olá,

 A resposta para a sua questão é a letra B:

  B - construção de terminais atracadouros.

  Grande parte das cargas internacionais que chegam em nosso país chegam através de navios, pois o custo benefício deste serviço é maior além da possibilidade de trazer e levar grandes quantidades de cargas muito pesadas.

 A maioria deles ficam na região marítima ou ao redor aguardando até que possam começar seus serviços, desta forma um atracadouro de navios, ou seja uma espécie de estacionamento para eles faria com que a produtividade e velocidade fossem maiores melhorando a logística e o desempenho local.
Respondido por nickyspinassi
55

Resposta:

B - construção de terminais atracadouros.

Perguntas interessantes