Os lipídios são substâncias orgânicas, conhecidas como gorduras, abundantes nos seres vivos. Essas substâncias atuam como reservas energéticas, fazem parte da estrutura celular e desempenham importantes papeis no corpo humano. Pesquise a diferença entre TRIGLICERÍDEOS, CERAS, ESFINGOLIPÍDIOS E ESTEROIS
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Triglicerídeos (glicerídeos) – São as Gorduras e os Óleos. Os Triglicerídeos são compostos pelo glicerol (álcool) associado a três moléculas de ácidos graxos.
Gordura – possui ácidos graxos saturados, o que garante sua consistência sólida em temperatura ambiente. Apresenta função principal de reserva energética, depósito. Triglicerídeo, nesta forma, pode ser de origem animal, como gordura do tecido adiposo do boi, porco, Homem. Também apresenta origem vegetal, como manteigas de cacau e coco.
Triglicerídeo Óleo – É formado por ácidos graxos insaturados, garantindo consistência líquida à temperatura ambiente. Pode ser de origem animal, como óleo de baleia e de bacalhau. A maioria dos óleos é de origem vegetal, como óleo de oliva (azeite), soja, milho, linhaça, girassol, canola, amendoim.
2) Cerídeos
Os Cerídeos são compostos por um álcool diferente do glicerol. Possui consistência sólida. Sua principal função é impermeabilização, evitando a perda de água em superfícies sujeitas à desidratação. Pode ser de origem animal, como cera de abelha, constituindo a colmeia, e cera do ouvido, protegendo o canal auditivo.
3.Esteróides
Os Esteróides apresentam uma estrutura química marcada pela presença de quatro anéis interligados. O colesterol é o exemplo mais conhecido, sendo de grande importância. Está presente na membrana plasmática da célula, garantindo sua fluidez, e também é encontrado formando hormônios sexuais, como estrógeno e testosterona. O colesterol é encontrado exclusivamente em animais.
4Os esfingolipídios são uma classe de lipídios de membrana formado por uma molécula de aminoálcool, esfingosina (de cadeia longa) ou um de seus derivados, um ácido graxo de cadeia longa e a cabeça polar unido por uma ligação glicosídica ou ligação fosfodiéster.