Os humanistas do Renascimento foram os primeiros a esboçar uma periodização da História, estabelecendo os períodos da Antiguidade, da “Idade Média” e da “Idade Moderna”. A ideia deles era marcar uma diferença entre o tempo em que viviam e o passado recente, em detrimento ao passado da Antiguidade clássica. Contra essa periodização, o historiador francês Jacques Le Goff apresentou o conceito de “longa Idade Média”, que incorporaria os tempos modernos. Leia um trecho de sua obra Para um novo conceito de Idade Média (1979):
“Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.”
A partir de seus conhecimentos sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, assinale a alternativa que representa características da modernidade:
a)
Desenvolvimento da coletividade, enfraquecimento das cidades, desenvolvimento do comércio e estímulo ao racionalismo.
b)
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, desenvolvimento da agricultura e estímulo à religiosidade.
c)
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, enfraquecimento do comércio e estímulo à religiosidade.
d)
Desenvolvimento da coletividade, enfraquecimento das cidades, desenvolvimento da agricultura e estímulo à religiosidade.
e)
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, desenvolvimento do comércio e estímulo ao racionalismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
e)
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, desenvolvimento do comércio e estímulo ao racionalismo.
Respondido por
5
Resposta:
E) Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, desenvolvimento do comércio e estímulo ao racionalismo.
Explicação:
São marcos da passagem da Idade Média para a Idade Moderna o processo de fortalecimento das cidades e desenvolvimento do comércio, em contraposição à sociedade agrária e de trocas da Idade Média, bem como o desenvolvimento de uma ideia de indivíduo, inexistente no mundo da coletividade medieval, que também será estimulado pelo racionalismo.
Perguntas interessantes