Os homens não são maus, mas submissos aos seus interesses. Portanto, não é da maldade dos homens que é preciso se queixar, mas da ignorância dos legisladores que sempre colocam o interesse particular em oposição ao geral. […] Até hoje, as mais belas máximas morais não conseguem traduzir nenhuma mudança nos costumes das nações. Qual é a causa? É que os vícios de um povo estão, se ouso falar, escondidos no fundo de sua legislação. " Quais são as ideias principais contidas no fragmento de Helvetius?
Soluções para a tarefa
Podemos definir quanto às ideias de Helvétius que o fragmento trata-se: Letra B - “Para limitar os interesses humanos particulares, é preciso haver leis que prefiram os interesses gerais.“
Helvétius
Helvétius foi um materialista francês do Século 18, que juntamente com os demais iluministas, abriu o terreno com as suas lutas ideológicas para a revolução burguesa, que viria alguns anos após a sua morte. Foi considerado o materialista mais coerente de sua época, com o princípio que todas as ideias do homem são baseadas na sensação.
Para Helvétius a alma nada mais é do que a capacidade de sentir, e uma vez mortos nós deixamos de ter sentidos. Para o filósofo, a sede de satisfazer as necessidades físicas do homem é o motor da ação humana, no entanto, o interesse da sociedade se sobrepõe aos indivíduos.
Para Hélvetius são dois princípios que guiam a ação humana
- A necessidade de prazer
- A necessidade de se afastar da dor
Complemento da questão:
A - Não há nenhuma relação entre as leis e os costumes, pois sãos os homens que fazem as leis que os beneficiam.
B - Para limitar os interesses humanos particulares, é preciso haver leis que prefiram os interesses gerais.
C - Os homens buscam seus interesses e isso não significa que eles sejam maus;
D - Há uma relação entre as leis e os costumes, pois as leis permitem ou impedem que os homens cometam erros.
E – Nenhuma das alternativas
Saiba mais sobre Helvétius em: https://brainly.com.br/tarefa/22741455
#SPJ4