História, perguntado por GabiSeraphim, 11 meses atrás

“Os holandeses ocuparam, durante 24 anos, o Nordeste brasileiro: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Itamaracá (1630-1654). Nesse período, Pernambuco se transformou numa verdadeira metrópole, com uma vida cultural intensa, onde poetas, cientistas e filósofos tornaram o Brasil um centro intelectual único na América do Sul. Nesse contexto, os judeus puderam constituir uma comunidade com escolas, sinagogas e cemitério, dando sua contribuição ao enriquecimento da vida cultural da região”.

Uma característica sociopolítica da ocupação holandesa no contexto mencionado foi:

A) a retração da produção de açúcar.

B) o florescimento de um movimento antimodernizador.

C) o estabelecimento da tolerância e da liberdade religiosa.

D) a preocupação apenas em explorar comercialmente o território.

E) a manutenção de boas relações comerciais com o mundo ibérico.

Soluções para a tarefa

Respondido por coldebellaanthony
129
Oi Gabi, tudo bem?

Então, quando os Holandeses ocuparam o litoral nordestino, eles fizeram uma série de mudanças a fim de deixar as terras tropicais mais parecidas com seu país de origem. Como eles eram Calvistas, eles instauraram uma liberdade de culto que ainda não existia no Brasil. Isso se deve também ao fato de que os judeus eram uma parcela com muito dinheiro na sociedade, e apoiou essa estadia holandesa no Brasil. Sendo assim, letra C.

GabiSeraphim: Muito obrigada
coldebellaanthony: Por nada! :)
Respondido por 12guaxinin12
5

Resposta:

Letra "C"

Explicação:

A chegada dos holandeses no litoral nordestino, devido a laicidade(nao adotar uma religião específica) do Brasil por esse motivo os holandeses puderam expor sua cultura livremente, criando escolas, sinagogas e pregando a cultura calvinista, por esse motivo eles foram tolerados e puderam exercer sua cultura livremente

espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes