Ed. Física, perguntado por samantha1412, 4 meses atrás

Os hábitos atuais da vida moderna trouxeram enormes facilidades, principalmente no que diz respeito aos avanços das tecnologias.

Todas essas facilidades nos tornaram mais sedentários e, de certa forma, condicionados a uma espécie de individualismo, pois quase não necessitamos de grupos para desenvolver nossas tarefas. Como é difícil “encontrar tempo” para atividades de lazer, em específico, aquelas que são ativas e coletivas. Levando isso em consideração, acompanhe a seguinte situação. Você é profissional de Educação Física formado e habilitado para promover situações de lazer para indivíduos nas mais variadas idades. Atualmente, você trabalha como profissional de uma equipe de recreação de maneira autônoma e tem clientes que objetivam, além de melhorar a condição de saúde, melhorar a qualidade de vida, diminuir o estresse e a ansiedade e, concomitantemente, buscar atividades prazerosas que possam representar atividades de lazer. Que soluções você traria para seu cliente? Crie quatro propostas de lazer diferentes, levando em consideração os hábitos de vida e trabalho atuais. Justifique, utilizando como referência as quatro faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
1

Existem muitos hábitos que podem compilar tanto o lazer quanto a prática de atividades físicas, tirando as pessoas do sedentarismo, como levantar para trocar o canal da televisão, ir pessoalmente fazer compras, fazer caminhada no fim da tarde ou mesmo exercícios em casa.

Qual a importância da prática do lazer?

O lazer é muito importante para que a pessoa possa ter uma boa saúde mental de modo que o lazer pode envolver diversas atividades que são relacionadas muito com o gosto pessoal dos praticantes, como por exemplo ler um livro, descansar à beira da piscina ou pedalar.

Saiba mais sobre lazer: https://brainly.com.br/tarefa/16908880

#SPJ1

Anexos:

laianesantos2017: oi
laianesantos2017: vc pode me ajudar na minha atividade de física
Respondido por dansondrio
1

Padrão de resposta esperado

Crianças — o brincar e recreacionar ainda se encontram extremamente necessários e prazerosos nesta faixa etária. É fundamental que as propostas de lazer envolvam brincadeiras, desafios, descobertas, preferencialmente ao ar livre, em que haja interação com outras crianças e natureza. Podem ser propostas atividades em que ocorram intensa movimentação corporal para o aumento do gasto energético, mas, também, atividades de respiração, concentração e autocontrole. Também é importante estimular que as crianças reflitam, desde cedo, sobre preferências, escolhas e consequências de suas ações, bem como a partilha de opiniões e experimentações corporais com outros indivíduos para um desenvolvimento do pleno ser. As atividades podem ser variadas, de acordo com o desenvolvimento das habilidades do cliente e em relação aos outros indivíduos participantes, como pais e outros familiares, estabelecendo uma relação mais forte entre as diferentes gerações. Um exemplo de uma atividade para esse público-alvo é caça ao tesouro em equipe, em que os participantes têm como objetivo encontrar um tesouro ou uma recompensa. Para que a tarefa se torne mais interessante, os "passos" até encontrar o tesouro podem ser desafios motores ou enigmas a serem resolvidos.

Adolescentes — o adolescente apresenta facilidade para as propostas em forma de desafios. Assim, podem ser facilmente criadas propostas em forma de desafios individuais, como uma meta a ser batida, ou em equipes, como jogos de aventura na natureza em que possam ser estimulados para a capacidade de agir em grupo: o cooperativismo, a tomada de decisões, a capacidade de lidar com o fracasso, a vitória e a exposição perante os outros. Nesta fase da vida, geralmente, os indivíduos também se mostram bastante abertos aos debates verbais, sendo uma oportunidade importante para a crítica reflexiva. Desde que não haja nenhuma contraindicação de saúde, as atividades podem ser extenuantes, a fim de que os indivíduos também encontrem seus limites pessoais. Para aplicação dessas atividades, podem ser propostos jogos de aventura na natureza, como corrida, pedalada, tracking, boia cross, entre tantas outras possibilidades que forcem o espírito de equipe e  individual.

Adultos — geralmente apresentam mais dificuldade para se “soltar” em atividades recreacionais e de lazer. Diante disso, é importante que o profissional enxergue as limitações pessoais do cliente e, ao mesmo, tempo estimule-o a superá-las. As atividades podem ser iniciadas em ambientes fechados antes de ir para um local com outras pessoas, por exemplo. Buscar as atividades de preferências nas idades anteriores é sempre uma boa opção, pois as pessoas tendem a manter os gostos pelas atividades anteriores. “Que tal retomar aquele esporte antigo, mas agora de forma um pouco mais descompromissada?”  é uma boa questão para o cliente. A medida deve ser exata, de maneira que seu cliente não sinta que está “forçando a barra”, realizando algo que não consegue e, ao mesmo tempo, que não conseguirá alcançar os seus objetivos em uma atividade muito aquém do esperado. Propostas que envolvam relaxamento e concentração podem ser muito bem-aceitas para os adultos, pois permitem o revigoramento e/ou melhora das atividades de trabalho. Uma caminhada ao ar livre, na beira da praia, no bosque ou no parque, finalizando com uma sessão de meditação, relaxamento e alongamento pode ser chave de ouro para conquistar seu cliente.

Idosos — “a melhor idade”, como muitas vezes é definida essa fase do indivíduo, assim é conceituada por trazer em si a possibilidade de experimentar atividades que antes não foram feitas. A “melhor idade” permite que o indivíduo se encontre no “melhor momento” da vida para as escolhas, livre das pressões e/ou deveres familiares e de trabalho. Assim, deveria ser proposta a maior possibilidade de atividades de lazer e recreação possível, incluindo as atividades das fases anteriores, permitindo aos idosos revisitarem as atividades já realizadas, mas também aquelas que gostariam de ter feito, desenvolvendo a capacidade do sentimento pleno do existir. Para este público, tudo é possível desde que seja adaptado às suas condições. Então, pode-se utilizar as ferramentas lançadas aos públicos anteriores com adaptações. A caça ao tesouro, por exemplo, não deve conter habilidades motoras que não sejam alcançadas pelos idosos; a aventura na natureza não deve ser extenuante ao ponto de seus clientes passarem mal; já a caminhada com sessão de alongamento não deve ser demasiadamente longa, para que o idoso sinta prazer na realização da atividade em si, e não desgaste.

Perguntas interessantes