os gregos defendiam e valorizavam a democracia?
Soluções para a tarefa
Filosofia
Os textos dos filósofos gregos da Antiguidade são, até hoje, objeto de estudo e fundamentam o pensamento ocidental. Os problemas diante dos quais os filósofos gregos se colocavam, como a origem e a razão da vida, as relações entre o público e o privado, a natureza do homem e a justiça social, são assuntos ainda atuais. Os mais importantes filósofos gregos foram:
Sócrates: Sua principal preocupação era o comportamento moral dos cidadãos. Por causa das críticas que fazia ao comportamento de alguns cidadãos atenienses, Sócrates foi condenado à morte.
Platão: Discípulo de Sócrates, dedicou sua vida ao ensino da filosofia. Platão entendia que o mundo sensível (realidade), é apenas um conjunto de aparências falsas, de sombras. O mundo real seria o das ideias, o qual o homem atinge pelo conhecimento.
Aristóteles: Acreditava na pesquisava e na experimentação científicas para se chegar ao conhecimento e à verdade.
História
Na Grécia, a narrativa histórica tinha uma função muito importante. Os gregos entendiam que no mundo tudo é eterno, menos os homens. A terra, os mares, as rochas estavam sempre nos mesmos lugares; as plantas morriam para depois renascer, assim como os outros animais.
Apenas as pessoas desapareciam. A narrativa histórica tinha então a função de garantir a imortalidade aos homens. Através do registro de suas ações, que seriam contadas às gerações posteriores, o ser humano permaneceria vivo após a sua morte. Os dois mais importantes historiadores da Grécia Antiga foram Heródoto e Tucídides.