os grãos de pólen são estruturas relacionadas a reprodução e que estão representes apenas na gimnospermas e nas angiospermas. Com base nisso, responda:
a) qual é a diferença entre polinização e fecundação?
b) qual é a relação entre polinização e fecundação?
c) Como os grãos de pólem, produzidos nas estruturas masculinas da planta, atingem as estruturas femininas?
Soluções para a tarefa
a) Polinização é a transferência de células reprodutivas masculinas de uma flor para o órgão feminino, geralmente de outra flor (mas da mesma espécie). Essas células masculinas estão contidas nos grãos de pólen presentes nas anteras (formam o androceu ou órgão masculino). Já a fecundação é a união das células reprodutivas masculinas com as femininas, presentes nos óvulos (núcleos espermáticos e oosferas, respectivamente). O ovário é parte do órgão feminino de uma flor (o gineceu).
b) Para haver fecundação, é necessária a união das células masculinas (núcleos espermáticos presentes no pólen) com as oosferas (células femininas presentes nos óvulos). Essa união só é possível se, antes, houver a polinização (transferência de pólen).
c) O transporte do pólen é realizado por agentes polinizadores: físicos (ventos, água, gravidade, etc.) ou animais que se alimentam do néctar floral (abelhas, borboletas, mariposas, beija-flores, morcegos, etc.). Os grãos de pólen geralmente são transferidos de uma flor para outra (permitindo fecundações cruzadas), na mesma planta ou para flores (da mesma espécie) em plantas próximas (não há possibilidade do pólen ser introduzido em flores de espécies diferentes pois cada grão de pólen tem um formato específico a sua espécie). A autofecundação é rara pois não permite variabilidade genética; por isso, numa mesma planta, os órgãos masculinos (anteras do androceu) e femininos (óvulos do gineceu) geralmente amadurecem em tempos diferentes.
Espero ter ajudado.