Os genes estão nos cromossomos e representam a unidade fundamental da hereditariedade. Eles codificam proteínas que definem nossas características genéticas. Como os seres vivos obtêm esses GENES?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os genes são a unidade fundamental da hereditariedade e são constituídos por um segmento de uma molécula de DNA que contém informações sobre nossas características.
O gene nada mais é do que uma sequência específica do DNA que contém as instruções necessárias para a síntese de uma proteína ou molécula de RNA. Podemos dizer que o gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Geralmente, representam-se os genes com letras do alfabeto.
Os genes são encontrados nos cromossomos, que são formados por cadeias de DNA altamente condensadas associadas a proteínas. Em um cromossomo, existem diferentes genes, os quais determinam diferentes características. Na espécie humana, é possível observar 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos não sexuais (autossomos) e um par de cromossomos sexuais (XX em mulheres e XY em homens).
As formas alternativas de um determinado gene são denominadas de alelos e estão localizadas em uma mesma posição em cromossomos homólogos (cromossomos geneticamente equivalentes). Essas formas alternativas de um gene podem surgir por meio de mutações, que fazem com que um pequeno trecho de um gene sofra modificação