Artes, perguntado por biazinhaaaa0234silva, 6 meses atrás

Os gêneros teatrais na Grécia antiga eram a tragédia e a comédia. Sabendo disso informe qual deles era mais valorizado pela sociedade grega e por quê?
Me ajudem, plis! :]

Soluções para a tarefa

Respondido por maria6319278
2

Resposta:

Olá

O teatro na Grécia Antiga surgiu a partir de manifestações a Dioniso, deus do vinho, da vegetação, do êxtase e das metamorfoses. Pouco a pouco, os rituais dionisíacos foram se modificando e se transformando em tragédias e comédias. Dioniso se tornou, assim, o deus do teatro. ...

Atenas é considerada a terra natal do teatro antigo, e, sendo assim, também do teatro ocidental. "Fazer teatro" significava respeitar e seguir o culto a Dionisio.

O período entre os séculos 6 a.C. e 5 a.C. é conhecido como o "Século de Ouro". Foi durante esse intervalo de tempo que a cultura grega atingiu seu auge. Atenas tornou-se o centro dessas manifestações culturais e reuniu autores de toda a Grécia, cujos textos eram apresentados em festas de veneração a Dioniso.

O teatro grego pode ser dividido em três partes: tragédia, comédia antiga e comédia nova.

Os principais temas das peças teatrais gregas eram: ligadas ao cotidiano, fatos heroicos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heroicos e críticas aos políticos.

A atuação só era feita pelos homens, que também realizavam a interpretação dos papéis femininos. Em certa altura, o teatro grego passou a se subdividir em duas modalidades: a tragédia, que valorizava os infortúnios dos homens e dos deuses; e a comédia, que tratava o cotidiano de forma jocosa.

O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio. ... Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.

A palavra teatro tem origem grega e significa “lugar de onde se vê”. Através de danças e rituais o homem primitivo já fazia teatro para expressar seus sentimentos, sua fé e para contar histórias sobre a sua vida cotidiana.

 Em suas origens, teatro esteve diretamente ligado com a religião, o povo acreditava que através das encenações era possível invocar os deuses e manipular as forças da natureza. Usavam máscaras e fantasias, cantavam, dançavam e encenavam mas não travavam diálogos.

 No antigo Egito, além dos deuses, os faraós também eram homenageados com rituais. Com o passar do tempo formaram-se os grandes rituais que futuramente se transformariam em espetáculos. Durante este período o teatro não era entretenimento popular, era apresentado somente para a nobreza e seus convidados. Foi na Grécia que o teatro se popularizou, as grandes celebrações para o deus do vinho, Dionísio, aconteciam periodicamente e foi durante uma destas celebrações que o primeiro diálogo surgiu. Este acontecimento foi o que gerou  a semente do teatro ocidental como o conhecemos hoje.

Com o passar do tempo o teatro evoluiu conforme as reflexões do homem e deixou de ser um espetáculo religioso, começou a abranger diversos temas. O teatro nunca deixou de ser o reflexo da cultura de um povo ou região e ainda hoje é uma das formas mais apreciadas de lazer.

Explicação:

Espero que tenha ajudado


biazinhaaaa0234silva: Muito obrigado!! ♡
maria6319278: De nada
Perguntas interessantes