Química, perguntado por Oliverasantos123, 10 meses atrás

Os fogos de artifício são exemplos de ocorrência do fenômeno observado por Robert Bunsen em 1855, em seu experimento, ao aproximar certos compostos de uma chama, surgia uma luz com coloração característica. Este fenômeno deve-se ao fato de que, após absorverem a radiação ultravioleta, os elétrons:
A)passam a uma nova órbita, liberando o seu excesso de energia na forma de fótons.
B)se mantém em sua órbita, liberando energia na forma de fótons.
C)se mantêm em sua órbita, absorvendo energia na forma de ondas eletromagnéticas
D)relaxam e voltam a sua órbita inicial, liberando o seu excesso de energia na forma de fótons.
E)escapam de sua órbita , liberando energia térmica.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaffsc220501
1

Resposta:

D

Explicação:

Para que um elétron passe para um nível maior de energia ele precisa absorver um fóton (quantum de energia) de algum meio externo, como o calor do fogo, por exemplo. Nos fogos de artifício há um pavio que, ao ser acendido, inicia a combustão, fornecendo assim energia para os átomos de determinado elemento químico. Desse modo, o elétron “salta” de um nível de menor energia para um de nível superior.

Entretanto, o estado fundamental é mais estável que o excitado, por isso, imediatamente este elétron retorna para a órbita anterior. Mas, para isso, ele precisa perder a energia que ganhou; e ele faz isso emitindo certa quantidade de energia radiante, sob forma de um fóton de comprimento de onda específico, relacionado com uma determinada cor.


Oliverasantos123: muito obrigado!!!
Perguntas interessantes