Filosofia, perguntado por RenanMachadon, 4 meses atrás

Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros pensadores a usar a razão para tentar explicar as coisas como são; literalmente, começaram a fazer a “roda” do pensamento filosófico girar, utilizando o pensamento racional ou a lógica para explicar as coisas de forma coerente e sistemática, antes deles, a explicação do mundo e de tudo que havia nele se dava, até então, por meio das narrativas míticas, os contos e os mitos.

MARIANO, Rubem Almeida. Filosofia. Maringá - PR: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e os conceitos fundamentais tratados pelos pensadores pré-socráticos, analise as afirmações a seguir.

I. Os pré-socráticos começaram a explicar sobre o princípio do mundo e como era constituída ou formada a natureza.
II. Os pré-socráticos começaram a estudar a natureza das coisas, aquilo que lhe é próprio, que lhe pertence a si mesma.
III. Os pré-socráticos começaram a desenvolver seus estudos apoiados nos mitos e narrativas míticas, explicando o cosmos e o logos.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por stayfilmes
4

ALTERNATIVA 3 (I e II estão certas)

Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates.

Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza".

Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.

A mitologia grega explicava o universo através da cosmogonia (cosmo, "universo" e gónos, "gênese", "nascimento"). A cosmogonia dá sentido a tudo o que existe através da ideia de nascimento a partir de uma relação (sexual) entre os deuses.

Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e construíram a cosmologia, explicação do universo baseado no lógos ("argumentação", "lógica", "razão"). Os deuses deram lugar à natureza na compreensão sobre a origem das coisas.

A filosofia nascida com esses primeiros filósofos deu origem a toda uma produção de conhecimento e de representação da realidade. Toda essa construção serviu como base para o desenvolvimento da cultura ocidental.

Confira abaixo uma lista dos principais filósofos do período pré-socrático.

Perguntas interessantes