Os filósofos pré-socráticos buscavam explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo por meio de princípios elementares de sua constituição e transformação. Considere as assertivas:
I – São chamados também de cosmológicos, pois investigavam a origem e a ordem do mundo pela busca da Arkhé: que seria o elemento comum a todas as coisas
II – Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratar da origem e do desenvolvimento do universo; antes deles já existiam cosmogonias. Embora estas fossem de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas.
III – Os pensadores do período pré-socrático foram capazes de avançar para questões da moral e virtude humana, integrando suas explicações sobre a natureza com o comportamento da sociedade integrado às formas do universo.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:conhecimento, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. Apenas I.
c. Apenas I e III.
d. Apenas I e II.
e. Apenas II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D, estão certas as assertivas I e II
Explicação:
O filósofos pré-socráticos visavam tentar compreender como o cosmos, ou o universo, surgiu. Utilizavam de diferentes termos e ideias para expressar-se, um deles é a Arkhé, o elemento em comum para todas as coias. A Arkhé se diferencia para determinado filósofo, tendo como exemplo, Parmênides que acreditava que o elemento em comum para todas as coisas é o Ser, pois se não há o Ser, não há nada. O filósofo também argumentava que coisa nenhuma poderia surgir a partir do ''nada'', porque se é algo existente, se é um Ser, surgiu obrigatoriamente de outro Ser. Também defendia a ideia de que todos os Seres são imutáveis, completamente diferente do pensamento do filósofo Heráclito. Heráclito defendia a ideia de que o elemento principal do mundo, a Arkhé, é o fogo e a mutualidade, o filósofo argumentava que tudo que é no momento, futuramente não será mais, pois as coisas tendem a mudar.
A segunda assertiva está correta pois: os filósofos gregos não foram os primeiros a discutir a origem do universo, mas sim, os primeiros a tentar levar de maneira racional e lógica, a origem do mesmo. O termo que se usa para referir ao pensamento mitológico (irracional, lendário e religioso) da origem do cosmos é a cosmogonia, diferente do termo atribuído para o pensamento dos filósofos gregos pré-socráticos que é a cosmologia (pensamento racional e lógico para desvendar a origem do universo). Os filósofos gregos foram os primeiros cosmológicos, não os primeiros a discutir sobre a origem do universo.
Resposta:
Apenas II e III
Explicação:
Adg1 - Ética, política e sociedade. 1)a; 2)a; 3)a ; 4a