Os estimulantes de apetite são chamados também de orexígenos ou orexigênicos. A anorexia parcial ou completa muitas vezes acompanha várias enfermidades, ocorrendo em um momento em que o animal tem maior necessidade de nutrientes para repor o organismo debilitado. Nesta situação, o combate da inapetência tem importância terapêutica, porém quase sempre é desprezada. Há pelo menos dois mecanismos reguladores da ingestão de alimento: um a longo prazo, que regula os estoques de nutrientes, impedindo-os de tornarem-se muito baixos ou elevados; outro a curto prazo, responsável pela ingestão de alimento, regulando a fome. Esta resposta é mediada por núcleos presentes no hipotálamo ventromedial, onde se localiza o centro da saciedade, e pelo centro da fome localizado no hipotálamo lateral. São exemplos de sinalizadores anorexígenos a insulina e o glucagon produzidos pelo pâncreas, e a leptina produzida nos adipócitos e no estômago, dentre outros. Deve ser salientado, ainda, que a ingestão alimentar é controlada também por um conjunto de fatores cognitivos, emocionais que envolvem a recompensa, o que inclui as conexões com centros corticais superiores.
Vários agentes são utilizados como estimulantes do apetite, apesar de haver poucas evidências que comprovem sua ação.
SPINOSA, Helenice de Souza; GÓRNIAK, Silvana Lima; BERNARDI, Maria Martha. Farmacologia aplicada à medicina veterinária. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Você recebe em sua clínica um paciente que precisará receber orexígenos, sobre esta terapia e de acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Uma das opções para animais que não estão se alimentando são os anti-histamínicos e um dos fármacos que representa esta classe, é a ciproheptadina, de mecanismo de ação ainda incerto em animais.
b.
Os mecanismos regulatórios da fome são mediados pelos núcleos presentes no hipotálamo ventromedial, onde se localiza o centro da saciedade, e pelo centro da fome localizado no hipotálamo dorsal.
c.
Em animais doentes que perderam o apetite decorrente a doença instalada, devemos oferecer dietas altamente palatáveis em grandes quantidades, distribuídas em poucas vezes ao dia. De preferência, oferecer forrageiras tenras para os herbívoros e carne levemente aquecida para os carnívoros.
d.
Em animais com anorexia, dentre os medicamentos que podemos escolher como orexígenos estão a vitamina B, anti histamínicos, zinco e vitamina D.
e.
Os esteróides anabolizantes tem como seu principal efeito em animais com anorexia, o aumento da massa muscular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Uma das opções para animais que não estão se alimentando são os anti-histamínicos e um dos fármacos que representa esta classe, é a ciproheptadina, de mecanismo de ação ainda incerto em animais.
Explicação:
Fenotiazínico com propriedades anti-histamínicas e antisserotoninérgicas.
Usado como estimulante do apetite - provavelmente por alteração da atividade da serotonina no centro da fome (PAPICH, 2012).
adrianadona:
RESPOSTA CORRETA "A". corrigido AVA
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Psicologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás