História, perguntado por estudantes891, 9 meses atrás

Os Estados nacionais modernos europeus adotaram, entre os séculos XV e XVIII, um conjunto de ideias e práticas políticas chamadas de Absolutismo. O absolutismo monárquico, também chamado de Antigo Regime, foi a forma de poder dominante em Estados modernos da Europa como, a Inglaterra e a França. São características do Absolutismo monárquico: *

1 ponto

a) O poder centralizado nas mãos dos reis que exerciam a definição de fronteiras e moedas próprias aos seus territórios.

b) A descentralização do poder real e a concentração do poder na política exercida pela nobreza feudal.

c) O uso da democracia participativa, uma vez que todos os cidadãos eram livres para escolher seus representantes políticos.

d) O domínio absoluto da burguesia na política.

2. Vários pensadores desenvolveram teorias que justificavam o poder absolutista. Uma das principais teorias foi desenvolvida pelo bispo francês Jacques Bossuet. Indique qual foi essa teoria. *

1 ponto

a) A teoria maquiavélica de que os meios justificam os fins.

b) A Teoria da Evolução.

c) A teoria iluminista da divisão dos três poderes.

d) A Teoria do Direito Divino dos Reis.

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaFlavia4321
78

Fiz e está certinho. ;)

Anexos:
Respondido por eduardospagnolo
0

Sobre os Estados nacionais modernos absolutistas e a teoria que sustentavam seu poder, as alternativas corretas são as letras:

  • 1) a) O poder centralizado nas mãos dos reis que exerciam a definição de fronteiras e moedas próprias aos seus territórios.

  • 2) d) A Teoria do Direito Divino dos Reis.

Estados Nacionais Absolutistas

Os Estados Nacionais vão ganhando força com a queda de influência da Igreja Católica sobre os reinos. Com isso, as Monarquias Absolutistas vão objetivar o acúmulo de riquezas para o crescimento de seus Estados, dando início a prática do mercantilismo.

Com essa queda de poder da Igreja Católica, o poder começou cada vez mais a se centralizar nas mãos do monarca, que passavam a ter mais controle sobre as ações dos Estados e mais poder sobre os súditos.

Em decorrência dessas mudanças, vão surgir teóricos que vão legitimar o poder desses monarcas através de teorias. O mais importante vai ser Jacques Bossuet, que criou a "Teoria Do Direito Divino dos Reis" onde dizia que os monarcas eram a representação das vontades divinas na terra.

Saiba mais sobre "Estados Nacionais" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24975125

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes