Os estados de choque podem ser classificados de acordo com a etiologia e o padrão hemodinâmico. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I- Queimaduras, diarreia persistente, vômitos maciços e diaforese excessiva são causas do choque hipovolêmico.
II- Diabetes mellitus descompensada, diabetes insipidus, insuficiência adrenal e alta dosagem de diuréticos são causas do choque hipovolêmico.
III- Infarto agudo do miocárdio, contusão miocárdica, lesões valvares e falência do ventrículo esquerdo são causas do choque hipovolêmico.
IV- Hipocalcemia, hipoglicemia, acidose metabólica e complicações secundárias ao uso de diuréticos são causas do choque hipovolêmico.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1:
II e III apenas;
Alternativa 2:
I e IV apenas;
Alternativa 3:
II e IV apenas;
Alternativa 4:
I e III apenas;
Alternativa 5:
III e II apenas.
Soluções para a tarefa
Sobre a etiologia do choque hipovolêmico, as afirmativas I e IV são corretas (alternativa 2)
Choque hipovolêmico
É uma emergência potencialmente fatal causada pela da perda de grande quantidade de líquidos e sangue, por diurese excessiva, vômitos frequentes, diarreia persistente, complicações medicamentosas, queimaduras e alterações eletrolíticas. O baixo volume de sangue impede o bombeamento eficiente do coração, prejudicando a perfusão dos órgãos.
Choque cardiogênico
O choque cardiogênico é o prejuízo da perfusão dos órgãos com causas relacionadas ao funcionamento do coração. No infarto agudo do miocárdio, por exemplo, a área necrótica formada no músculo cardíaco prejudica a contração apropriada dos ventrículos.
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/5309700?referrer=searchResults
#SPJ1