Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava:
a) por serem camponeses livres que investiam na formação educacional.
b) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das atividades da administração pública.
c) pela dependência direta de faraós e altos funcionários reais relativa aos conhecimentos dos escribas, que formavam uma corporação intelectual dotada de poder político.
d) pelo domínio exclusivo dos escribas dos procedimentos medicinais necessários para se fazer a mumificação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
168
b) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das atividades da administração pública
raphaelsilvate36:
obrigado muito msm vc me salvou
Respondido por
1
Resposta: letra b
Explicação:
Acabei de resolver em minha prova
Perguntas interessantes
Direito,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás