Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda."(Antonil, Cultura e Opulência do Brasil, 1711, Livro I, Capítulo, IX).Assinale a opção que, baseada na citação do jesuíta Antonil, justifica corretamente os fundamentos da sociedade colonial.
A) A estrutura social do Brasil Colônia era fundamentalmente escravista, uma vez que os setores essenciais da economia colonial, a exemplo da agro-manufatura do açúcar, dependiam do trabalho escravo, sobretudo dos africanos.
B) A estrutura social do Brasil Colônia baseava-se no trabalho livre, tendência marcante do capitalismo da época.
C) A estrutura social do Brasil Colônia era fundamentalmente baseada no trabalho assalariado, ou seja, o africano escravizado recebia salário e condições dignas de vida.
D) A estrutura social do Brasil Colônia era fundamentalmente baseada no trabalho escravo, ou seja, todos os africanos escravizados recebiam salário e condições dignas de vida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Resposta:
letra A) A estrutura social do Brasil Colônia era fundamentalmente escravista, uma vez que os setores essenciais da economia colonial, a exemplo da agro-manufatura do açúcar, dependiam do trabalho escravo, sobretudo dos africanos.
Respondido por
5
Resposta:
A é verdadeira. Defender a escravidão como "natural" ou "fundamentada" era, então, uma forma de justificar as profundas desigualdades sociais então existentes.
Perguntas interessantes