Os elementos xA, x+1B e x+2C pertencem a um mesmo período da tabela periódica. Se B é um halogênio, pode-se afirmar que:
a) A tem 5 elétrons no último nível e B tem 6 elétrons no último nível.
b) A tem 6 elétrons no último nível e C tem 2 elétrons no último nível.
c) A é um calcogênio e C é um gás nobre.
d) A é um metal alcalino e C é um gás nobre. e) A é um metal e C é um não metal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C - A é um calcogênio e C é um gás nobre.
Explicação:
A) Errado - Como o elemento A se trata de um elemento da família 6A irá apresentar no seu último nível ou camada de valência 6 elétrons enquanto que o B por se trata de um elemento da família 7A irá apresentar 7 elétrons em seu último nível.
B) Errado - O elemento A realmente apresenta 6 elétrons em seu último nível, entretanto, C apresenta 8 elétrons por se tratar de um gás nobre (família 8A).
C) Correto - Conforme dito na questão, todos os elementos pertencem ao mesmo período, ou seja, mesma linha (horizontal). Também é enunciado que o elemento B se trata de um halogênio, ou seja, se encontra na família 7A(coluna vertical).
Com esses dados, vamos pegar um elemento hipotético da família 7A para nos auxiliar na questão, como por exemplo o Flúor.
Para obtermos o Flúor precisamos somar 1 ao número atômico de A que nos dará o resultado o Flúor, logo para encontrarmos o elemento A precisamos realizar o caminho inverso, ou seja, retirarmos 1 número atômico do flúor obtendo como resultado o elemento Oxigênio (que pertence a família dos calcogênios ou 6A). Já para encontrarmos o elemento C basta somarmos 2 ao número atômico de A que vamos obter como resposta o elemento Neônio (que pertence a família dos gases nobres ou 8A).
D) Errado - Conforme já demonstrado o elemento A se trata de um calcogênio (Família 7A) e não um metal alcalino (Família 1A).
E) Errado - Conforme já demonstrado o elemento A se trata de um calcogênio (Família 7A).