Os elementos tangíveis do Ativo Imobilizado têm suas vidas úteis estimadas, limitadas no tempo, produzindo, ao final, um valor residual, ou seja, um valor de venda após o seu uso. O tempo de vida útil de um bem será determinado de acordo com o prazo durante o qual é possível a sua utilização nas operações da empresa (e a produção de seus rendimentos). Portanto, o valor depreciável será o valor de aquisição do bem e todos os gastos necessários para colocá-lo em funcionamento, se for o caso, menos o seu valor residual (valor a ser recuperado no final de sua vida útil).
Para tal, uma empresa rural pode adotar diferentes tipos de métodos de depreciação, tais como: método linear, método da soma dos dígitos dos anos (ou método de cole), método das horas de trabalho e método das unidades produzidas.
A partir dessas informações, complete corretamente as lacunas que se sucedem:
O método de ___________ proporciona depreciação maiores no início da vida e menores no final da vida, dando uniformidade nos custos, uma vez que os reparos são mais comuns no final da vida útil do bem, o que causaria uma compensação pela diminuição da despesa com depreciação. No método de ___________ estima-se o número de unidades que devem ser produzidas pelo bem ao longo da sua vida útil. Já no método ________, existe uma aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida útil estimada para o bem. É obtido através da divisão entre valor a ser depreciado e o tempo de vida útil. E, por fim, no método de __________ os bens utilizados por períodos maiores do que as oito horas previstas na legislação vigente, por sofrerem maior desgaste são beneficiados com a depreciação acelerada mediante definidos com base nos turnos realizados.
Assinale a alternativa que contém a sequência dos termos que completam as lacunas corretamente.
Escolha uma:
a. unidades produzidas - depreciação – soma de dígitos - linear.
b. depreciação acelerada - soma de dígitos - linear - unidades produzidas.
c. linear - unidades produzidas - depreciação acelerada - soma de dígitos.
d. soma de dígitos - unidades produzidas - linear - depreciação acelerada.
e. unidades produzidas - linear - soma de dígitos - depreciação acelerada.
Soluções para a tarefa
d. soma de dígitos - unidades produzidas - linear - depreciação acelerada.
A depreciação é um fenômeno que atingi os bens tangíveis de uma empresa, de acordo com a perca da capacidade da geração de benefícios futuros em função do tempo de uso. Dessa maneira os bens devem ser ajustados por uma conta retificadora de ativo chamada de depreciação acumulada.
O método de depreciação pela soma dos dígitos inicia com valores de depreciação maiores e com o tempo esse valor diminui.
O método de unidades produzidas deprecia o bem de acordo com as unidades que ele produz, considerando o número X de expectativa de produção.
A depreciação linear é de acordo com anos de vida útil do bem, tem-se o custo histórico do bem subtraído do valor residual e dividido pelos anos de vida útil.
A depreciação acelerada é feita a depreciação através de taxas constantes que são aplicadas durante a vida útil do bem.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!