Os documentos que compõem os PCNs são uma referência nacional que contém os diferentes elementos curriculares, como a caracterização das áreas, os objetivos, a organização dos conteúdos, os critérios de avaliação e as orientações didáticas, em cada ciclo de aprendizagem e por área do conhecimento. Tais documentos orientam o planejamento escolar como um todo e, especificamente, a prática docente. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta:
I – As questões sociais são incorporadas nos PCNs por meio dos temas transversais.
II – Os PCNs de matemática têm como propósito exclusivamente a formalização de conceitos matemáticos que devem ser explorados em cada ciclo de ensino.
III – Em 1980, iniciou-se um período de renovação que ficou conhecido como matemática moderna, em que a resolução de problemas ganhou destaque no ensino de matemática.
IV – A matemática não se restringe à quantificação do real (contagem, medição) e ao desenvolvimento de técnicas de cálculos com números e grandezas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas I e IV estão corretas.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
As questões sociais são incorporadas nos PCNs como temas transversais; são elas: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural. Os conteúdos levam em conta as particularidades dos estados e municípios, o grau de profundidade e a melhor forma de distribuição no decorrer da escolaridade (BRASIL, 1997).
Os PCNs de matemática têm como propósito orientar a prática escolar para que os estudantes tenham acesso a um conhecimento matemático que permita sua inserção como cidadãos no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura. Além disso, sinalizam a importância de estabelecer conexões da matemática com os conteúdos relacionados aos temas transversais (BRASIL, 1998).
O ensino da matemática, nas décadas de 1960 e 1970, foi influenciado por um movimento de renovação, que ficou conhecido como matemática moderna. A matemática moderna privilegiava o pensamento científico e tecnológico. Havia uma preocupação em aproximar a matemática escolar da matemática como é vista pelos estudiosos e pesquisadores. No entanto, as propostas estavam fora do alcance dos alunos, em especial daqueles das séries iniciais do ensino fundamental, e houve um distanciamento das questões práticas. Em 1980, surgiu um movimento iniciado nos Estados Unidos, em que a resolução de problemas ganhava destaque no ensino da matemática. Tais ideias influenciaram as reformas que ocorreram em todo o mundo (BRASIL, 1998).
A matemática está presente na quantificação do real (contagem, medição) e no desenvolvimento de técnicas de cálculo com os números e as grandezas, mas vai além. Ela cria sistemas abstratos, que organizam, inter-relacionam e revelam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados muitas vezes a fenômenos do mundo físico (BRASIL, 1998).