História, perguntado por MakeilaEstudos, 7 meses atrás

“Os diferentes métodos de acumulação primitiva que a era capitalista faz nascer são repartidos em primeiro lugar, em ordem mais ou menos cronológica, em Portugal, Espanha, Holanda, França e Inglaterra, até que esta última as combina todas no último terço do século XVII, em um conjunto sistemático, abrangendo ao mesmo tempo o regime colonial, o crédito público, a finança moderna e o sistema protecionista”.

(Karl Marx. A Origem do Capital. São Paulo, Global, 1977, p.94)

Analise os itens abaixo, conforme a leitura do texto, e com base nos seus conhecimentos sobre os antecedentes da Revolução Industrial do século XVIII, pode-se inferir que:

A) Podemos entender por acumulação primitiva de capital o processo desencadeado entre os séculos XV e XVIII, baseado no colonialismo, na exploração da mão de obra africana e ameríndia e no protecionismo econômico típico do mercantilismo. Foi esse capital acumulado que possibilitou a Revolução Industrial do século XVIII.

B) O texto afirma que a Revolução Industrial foi aparecendo conforme a ordem na qual os países foram dispostos acima.

C) Para as condições históricas do século XVIII, podemos dizer que o “regime colonial” não contribuiu para a Revolução Industrial, pois não forneceu satisfatoriamente matéria-prima e a acumulação de capital.

D) A finança moderna, a que o texto alude, era o sistema bancário que começava a ganhar forma e força naquele momento citado (último terço do século XVII). Tal processo estava mais avançado na Alemanha, exatamente o país onde os juros para financiamento eram suficientemente atraentes para levar ao crescimento da produção. Aspectos não encontrados na França, Inglaterra e Itália.

E) Dos países mencionados acima, o único que não realizou a sua Revolução Industrial no século XVIII foi a Espanha, porque ela ainda assegurava sua economia extraindo ouro e prata na América.

Soluções para a tarefa

Respondido por natalia8666030
1

Resposta:

a resposta é a B

eu achei no aplicativo

Perguntas interessantes