Os desastres naturais constituem um tema cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, independentemente de residirem ou não em áreas de risco. Ainda que num primeiro momento o termo nos leve a associá-los com terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, ciclones e furacões, os desastres naturais contemplam, também, processos e fenômenos mais localizados, tais como deslizamentos, inundações, subsidências e erosão, que podem ocorrer naturalmente ou induzidos pelo homem. No [...] Brasil de uma forma geral, embora estejamos livres dos fenômenos de grande porte e magnitude, como terremotos e vulcões, é expressivo o registro de acidentes e mesmo de desastres associados principalmente a escorregamentos e inundações, acarretando prejuízos e perdas significativas, inclusive de vidas humanas. (TOMINAGA et al., 2009.) a) Nos textos os autores afirmam que o Brasil está livre de fenômenos como terremotos e vulcões. Justifique essa afirmativa. b) O que são os escorregamentos e as inundações, mencionados no texto, como ocorrem e por que configuram desastres naturais no Brasil?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
a) O Brasil não apresenta ocorrência de terremotos e vulcões devido a posição estável e, de certa forma, privilegiada que ocupa em relação às placas tectônicas. Atualmente, o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, que é uma região segura.
Quando as placas se movimentam, os países que estão localizados nas bordas tendem a sofrer mais danos.
Além disso, no Brasil não há vulcões ativos, uma vez que o relevo brasileiro formou-se durante períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
b) Os escorregamentos de terra são movimentações do solo, tais como quedas de rochas e fluxos superficiais de detritos, que ocorrem sempre que existe relevo abrupto. Já as inundações se referem ao alargamento e ocupação da várzea de um rio.
Ambos podem ser considerados desastres naturais porque tratam-se de fenômenos normais da natureza, mas que causam problemas urbanos.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Para respondermos as questões expostas no enunciado precisamos, primeiro, entender que o Brasil ocupa uma posição privilegiada em relação a sua placa tectônica.
Tendo isso em mente podemos partir para a resolução.
a) Por ocupar uma posição privilegiada, localizada no centro, da placa tectônica Sul-Americana o Brasil não sofre com fenômenos como terremotos e vulcões. Estes fenômenos se encontram, em maior quantidade, em regiões geológicas instáveis, ou seja, regiões mais próximas da borda da placa tectônica. São essa regiões que sofrem com os choques que ocorrem entre as placas tectônicas. Além disso, não há vulcões ativos pois o relevo brasileiro tem origens geológicas muito antigas.
b) O escorregamento é, basicamente, um fenômeno de ordem geológica e climatológica (inclui vários movimentos do solo). Exemplos: deslizamento de rochas, fluxos superficiais de detritos, entre outros.
A inundação é, de modo geral, o resultado da concentração de água da chuva em excesso que não pode ser absorvida pelo solo. Exemplo: cheia de enchentes.
Tanto o escorregamento quanto a inundação são desastres naturais no Brasil, justamente por serem recorrentes e prejudicar um bom funcionamento do meio urbano do pais.
Mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/1720881