Administração, perguntado por simoneespindola, 1 ano atrás

"Os Derivativos são ativos financeiros (contratos) cujo valor depende (ou deriva), de forma integral ou parcial, do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria (commodities) " [...] "Os contratos derivativos só existem porque há a possibilidade de o preço da mercadoria à vista variar. Na prática, os derivativos são transações nos mercados de futuros, a termo, entre outros. O contrato a termo foi a primeira modalidade de derivativo conhecida pela sociedade; é o mercado no qual se processam as operações para liquidação diferida, em geral após 30, 60 ou 90 dias da data de realização do negócio." ​FRANCO, J.; PARDO, P. Mercado Financeiro e de Capitais. Maringá: Unicesumar, 2018, p. 168. (adaptado)

Assim, com base nesta contextualização, analise as asserções abaixo sobre opção de compra call:

​I- O cafeicultor não conhece o preço que será praticado ao final da safra. Bem como o torrefador, comprador do café, não sabe por qual preço poderá negociar a commodity ao terminar o ciclo da produção. Para mitigar os riscos de variações adversas de preço, produtor e comprador podem realizar uma operação a termo.

PORQUE

II- No contrato a termo, o torrefador assume uma posição comprada, e o cafeicultor assume uma posição vendida. De modo que as duas partes concordam em negociar o café no futuro, a um preço determinado no presente, ficando as partes, compradora e vendedora, vinculadas uma à outra até a liquidação do contrato.

​A respeito dessas asserções, assinale opção correta.

Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
2

Olá!

No caso em questão podemos a afirmar que a alternativas I e II estão corretas sendo a segunda uma justificativa para primeira.

Isso porque o cafeicultor e o torrador desconhecem o preço do café que está sendo produzido pois ambos não tem o manejo comercial para acompanhar as oscilações do mercado financeiro.

Por isso uma solução atrativa é justamente fazer o contrato a termo, que possibilita eles comercializarem o café de acordo com o preço taxado no presente. Isso é uma forma de garantia tanto para o cafeicultor e o torrador que impedem de ter seu lucro perdido.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes