Os derivativos, negociados no mercado à vista ou não, são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo físico ou financeiro como: café, ouro, ações, taxas de juros etc. No entanto, seu valor não está restrito a esses, logo pode derivar de uma taxa de referência ou índice. Cabe destacar ainda que os derivativos podem ser classificados em contratos futuros, contratos a termo, operações de swaps, opções de compra e venda, entre outros.
PARDO, Paulo. Gestão de Riscos. Maringá: Unicesumar, 2018.(adaptado).
Com isso, verifique as alternativas a respeito da modalidade de derivativos, assinalando a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Os contratos a termo são transferíveis.
Alternativa 2:
Os contratos futuros são intransferíveis.
Alternativa 3:
As operações realizadas no mercado balcão são inflexíveis.
Alternativa 4:
Os contratos futuros comumente permitem a liquidação antes do prazo de vencimento do contrato.
Alternativa 5:
Nos contratos de opções não se está negociando o ativo-objeto em si e sim um direito. Entretanto, caso o direito não seja exercido até o vencimento, a opção desaparece.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5. Pag. 130.
Resposta: Alternativa 5
Explicação: As negociações acontecem sobre a base de um preço de exercício, numa data futura definida entre comprador e vendedor. Como o nome já diz, trata-se de uma opção, ou seja, de um direito. Não se está negociando o ativo-objeto em si, porém um direito. Um direito de comprar junto com uma obrigação de vender ou o direito de vender com uma obrigação de comprar. O comprador que adquire o direito de comprar o ativo-objeto até ou no máximo no vencimento do contrato. A outra parte obriga-se, por contrato, a atender o exercício do direito do titular, quando e se este resolver exercê-lo. Porém, caso o direito não seja exercido até o vencimento, a opção (ou seja, o direito) “vira pó”, no jargão deste mercado. pagina 130