Os dados acima se referem à "Primavera Arabe", onda de levantes populares que começou na Tunísia e se espalhoupor vários países da região em 2011.Os fatos apontados impactam diretamente a ordem mundial, levando a um olhar diferenciado na geopolítica mundial.Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.I. A instabilidade do mundo árabe representa preocupações para a Europa e há risco de caos econômico emrazão da possibilidade de migração de pessoas para a Europa.II. O contexto de instabilidade do mundo árabe apresentado na figura valoriza a dimensão política do espaço e doterritório, o que afeta o cerne dos pressupostos geopolíticos: o Estado e a estrutura de poder mundial.III. O fim dos governos de Ben Ali (Tunísia) e Mubarak (Egito), provocado pela primavera árabe, não resultará no fimda ditadura desses países, porque existem interesses dos EUAem manter a sua hegemonia na região do petróleo.IV. O contexto de instabilidade do mundo árabe apresentado acima compromete a hegemonia dos Estados Unidosda América (EUA) frente à geopolítica mundial. Ainda assim, os EUA reagem com prudência e pragmatismo,tentando manter a estabilidade de uma região crucial para seus interesses e, ao mesmo tempo, apoiar asaspirações democráticas de suas populações.É correto apenas o que se afirma emA I e II. B II e III. C III e IV. D I, II e IV. E I, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A dimensão política do espaço é uma questão importante da Geografia. A Primavera Árabe está dentro dessa grande área de análise. Veja abaixo a resposta para a questão:
I. A instabilidade do mundo árabe representa preocupações para a Europa e há risco de caos econômico em razão da possibilidade de migração de pessoas para a Europa.
Correto. O excesso de imigrantes pode gerar problemas com moradia e emprego, o que exige do Estado um aporte maior em políticas sociais, afetando a economia e a estabilidade cultural da nação. Este medo é real na Europa.
II. O contexto de instabilidade do mundo árabe apresentado na figura valoriza a dimensão política do espaço e do território, o que afeta o cerne dos pressupostos geopolíticos: o Estado e a estrutura de poder mundial.
Correto. A geopolítica se faz nas entrelinhas das relações internas e externas dos governos. Assim, o Estado e a estrutura de poder mundial são os componentes centrais de qualquer discussão neste âmbito.
III. O fim dos governos de Ben Ali (Tunísia) e Mubarak (Egito), provocado pela primavera árabe, não resultará no fim da ditadura desses países, porque existem interesses dos EUA em manter a sua hegemonia na região do petróleo.
Incorreto. Não é possível dizer que os EUA tem interesse em manter ditaduras na região, já que, como se sabe, o país procura estimular movimentos democráticos em outras áreas.
IV. O contexto de instabilidade do mundo árabe apresentado acima compromete a hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) frente à geopolítica mundial. Ainda assim, os EUA reagem com prudência e pragmatismo,tentando manter a estabilidade de uma região crucial para seus interesses e, ao mesmo tempo, apoiar as aspirações democráticas de suas populações.
Correto. Os EUA, a partir de uma bandeira estampada com a democracia, procuram estabelecer sua área de influência na região do Oriente Médio, importante ponto estratégico do planeta.
Saiba mais sobre a Primavera Árabe:
https://brainly.com.br/tarefa/19402921