Os cupins se alimentam da madeira e aproveitam a celulose, um polissacarídeo de alto teor energético, presente nas paredes celulares das células vegetais. Contudo, os cupins não são capazes de digerir a celulose sozinhos, uma vez que não produzem a enzima necessária para tal, a celulase. Deste modo, os cupins sobrevivem, pois, em seu intestino existem espécies de microrganismos (como é o caso dos protistas pertencentes ao gênero Leidyopsis sp.) que produzem a enzima celulase e degradam a celulose da madeira ingerida. Não somente os cupins são beneficiados por esta relação, mas também os protistas, os quais encontram abrigo no intestino do cupim, além da obtenção facilitada de restos alimentares derivados da dieta do inseto. Analise a relações entre as espécies descritas e informe quais as possíveis interações bióticas existentes entre os cupins e os protistas.
Soluções para a tarefa
Cupins também estabelecem uma relação de mutualismo com os protozoários, pois o cupim se alimenta de madeira, mas não consegue produzir as enzimas necessárias para a digestão da celulose, componente da madeira. Por esse motivo, o cupim possui protozoários que vivem em seu interior e são capazes de degradar a celulose e obter a energia necessária ao seu metabolismo. Essa relação também pode ser encontrada em ruminantes, como a vaca e a cabra, e bactérias que vivem em seu sistema digestório.
As interações entre espécies diferentes recebem nomeações diversas baseando-se no benefício, malefício ou indiferença para elas no que diz respeito à própria interação.
No caso do exercício, o protozoário vive no intestino do cupim digerindo sua celulose. Isso significa que ambas as espécies se beneficiam dessa interação e, caso se separem, ambas morrerão, o que caracteriza uma interação de mutualismo obrigatório.
O mutualismo está entre as relações ecológicas interespecíficas (ou seja, que se desenvolvem entre espécies diferentes), sendo que nessa interação ambas as espécies se beneficiam.
Aprenda mais em:
brainly.com.br/tarefa/16610430
Espero ter ajudado, bons estudos.