Os conflitos são inerentes ao ser humano e as organizações e a medida que as relações tornam-se mais constantes eles se tornam inevitáveis. Além de todas as causas já verificadas, as pressões promovidas pelas mudanças organizacionais ainda alavancam o números de conflitos. Cabe aos mediadores negociar tais conflitos, a fim que não exerçam cargas negativas sobre o grupo ou que ainda venham a prejudicar os objetivos organizacionais. Diante disso, podemos afirmar que:
( ) É natural que dentro de uma organização exista particularidades intrínsecas a mesma que fazem com que os membros as enxerguem de maneiras divergentes. Porém, por ser tratarem de indivíduos pertencentes a um mesmo grupo, tal situação não os deixam propensos a um conflito.
( ) É comum dentro de organizações a escassez de recursos, sejam eles tecnológicos, financeiros ou mão de obra. Porém, cabe aos indivíduos desta organização gerirem tais recursos de forma eficiente, ou seja, essa insuficiência de recursos não deve ser preponderante para que se instale um conflito organizacional.
( ) Uma vez que conflitos são inevitáveis, cabe ao gestor verificar as suas causas e eliminá-las por completo. Essas causas devem, impreterivelmente, ser eliminadas para que um conflito organizacional possa ter um desfecho satisfatório.
( ) Uma das causas de um conflito organizacional são os processos relacionados ao desempenho de tarefas ou aos procedimentos internos da empresa. Uma forma de gerenciar o conflito resultante desta situação é a modificação dos processos, que deve ser feita pelo gestor ou pelas lideranças da organização.
( ) Uma das principais causas de conflitos verificadas nas organizações modernas são as pressões externas (pressão do mercado, pressão da concorrência e pressão dos consumidores (que acabam por obrigar as organizações a se adaptarem ao ambiente de forma cada vez mais urgentes, o que gera grande desconforto e, consequentemente conflitos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Uma das principais causas de conflitos verificadas nas organizações modernas são as pressões externas (pressão do mercado, pressão da concorrência e pressão dos consumidores (que acabam por obrigar as organizações a se adaptarem ao ambiente de forma cada vez mais urgentes, o que gera grande desconforto e, consequentemente conflitos.
Explicação:
As pressões exercidas pelas constantes mudanças transformam os ambientes organizacionais em grandes celeiros de conflitos. As pressões acontecem por conta da rapidez da evolução tecnológica, da acirracidade dos concorrentes e ainda por causa dos consumidores cada vez mais exigentes. A abertura de mercado e a globalização fizeram com que essas mudanças deixem de ser opcionais e passem ser fundamental para a sobrevivência no mercado. Porém, tal situação tem um preço alto. Elevam os níveis de estresse Atal ponto, que os conflitos surgem de pequenas divergências e com grande recorrência.